Como o foco pode melhorar seu desempenho na corrida

Como o foco pode melhorar seu desempenho na corrida

Foco. O segredo da alta performance nas corridas.

Você já deve ter ouvido que para ter resultados em qualquer tipo de corrida é preciso ter foco, não é?

Garanto que você já ouviu que a música durante a corrida pode ajudar na sua performance, que repetir frases positivas irão ajudar você a superar seus limites…

… Ou ainda que o segredo para se manter focado na corrida é pensar na linha de chegada e com isso você vai ficar concentrado na prova, estou certo?

Caso você pudesse dar uma nota para o seu foco nos últimos treinamentos e competições, de zero a dez, quanto seria?

Se você está se preparando para correr uma prova de 5km, 10km, 15km, 21km ou 42k, um Ironman, ou até mesmo para atingir uma meta pessoal em qualquer esporte de longa distância, eu tenho que te alertar que ouvir esses conselhos acima pode ser a decisão mais prejudicial que você poderia tomar. Isso mesmo, esse pode ser o seu pior inimigo.

Não sei se você já quebrou, ou se aconteceu com você uma situação parecida: desacelerar, não aguentar manter o ritmo que estava treinando e começar a andar, desistir e não terminar a prova, renegociar sua meta no meio do treino ou prova, chegar ao final praticamente se arrastando porque o sol estava muito quente, ou de repente estava muito frio e você ficou pensando que não se aqueceu direito, ou ainda porque a subida era muito íngreme,…

Tudo isso acontece por um simples motivo: seu foco está no lugar errado.

Isso mesmo, algo que ninguém te contou é que existem dois tipos de foco:

Um deles te leva para alcançar o seu objetivo mais facilmente, em menor tempo, te fazendo economizar energia e sofrer menos.

Já o outro faz com que a sua atenção fique voltada para coisas que não deveria e isso é a principal causa da queda de rendimento.

O que acontece geralmente é que as pessoas não conseguem se manter focadas por um longo espaço de tempo e perdem a atenção daquilo que é importante, principalmente quando um treinamento ou uma prova começam a ficar mais pesados, mais duros e mais difíceis.

Mas calma que esse não é um problema seu de fabricação.

Uma coisa você deve entender e que fará tudo ficar mais claro a partir desse ponto…

A mente humana não consegue ficar focada em um determinado ponto por muito tempo. E praticamente tudo, sim eu disse tudo, pode tirar o seu foco durante a corrida.

OS 2 TIPOS DE FOCO


Para os psicólogos do esporte, o foco das atenções durante os exercícios têm sido uma área fértil de investigações na última década. Eles dividiram o foco em duas categorias distintas:

  • foco interno (também chamado de associação)
  • foco externo (dissociação).

PENSAMENTOS ASSOCIATIVOS são direcionados internamente para sensações corporais, execução das metas ou estímulos mentais enquanto PENSAMENTOS DISSOCIATIVOS são orientados para o exterior sob a forma de pensamentos vagos, fixação em pontos e objetos externos ou a resolução de problemas.

Lembra que eu disse que praticamente tudo pode tirar o seu foco?

Também pode ser considerado foco de dissociação o playlist de música que você seleciona para o seu treino, a Lista de supermercado que você quer elaborar enquanto treina, o problema no escritório que você deve resolver e consome seus pensamentos, a discussão que você teve com seu companheiro ou sua companheira na noite passada, ou alguém que passa você correndo (nesse ponto eu peguei pesado) …

Você se identifica com algum desses itens? Garanto que a sua lista pode ser bem mais extensa que isso …

Não é fácil você minimizar e direcionar os seus pensamentos conflitantes, especialmente durante longas corridas e novos desafios. Mas se você Treinar a sua Mente, você certamente vai performar melhor.

Um estudo recente publicado na Motivation and Emotion mostrou que quando você mantém a sua mente focada durante um exercício, além de você performar melhor, você terá a sensação que a duração do seu exercício foi mais rápida e aparentemente mais fácil. O estudo mostrou uma melhora de 23% a 28% a mais de performance de pessoas que estavam focadas daquelas que deixavam seus pensamentos soltos.

… E COMO TREINAR A SUA MENTE PARA MELHORAR O SEU FOCO E CONTINUAR EVOLUINDO NA CORRIDA?

Bom, existem algumas recomendações particulares para você treinar a sua mente. Assim como o seu treino físico existem métodos e processos que quando seguidos podem otimizar seus resultados de forma rápida e consistente, porém esse artigo está longo demais.

Se você quer continuar seguindo um método completo passo a passo, assista a essa palestra online onde explico detalhadamente Como Você pode Baixar os Seus Tempos através do Treinamento Mental.

Nessa palestra eu mostro detalhadamente porque treinar a sua mente vai fazer você melhorar seus resultados e sua experiência na corrida sem mexer na sua planilha de treino físico atual.

Então é isso …

Não esqueça de voltar aqui e me dizer o que achou dessa palestra.

Te Vejo no Seu Próximo Nível!

Bruno Zanuto

SE INSCREVA PARA RECEBER CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ATINGIR SEU PRÓXIMO NÍVEL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *